Entrevista: Erica Azevedo




Olá leitores, este é mais um post do  Especial: Dia do Livro.

Bom, cumpri minha promessa e trouxe a entrevista com a Erica Azevedo, autora do livro Pluvia.



Antes de começar preciso dizer que ela é uma fofa e super atenciosa.


Foi ótimo entrevista-la, e poderão conhece-la melhor lendo a entrevista. 



1- Como foi a sua infância? Você sonhava ou queria muito alguma coisa?
R: Até os 10 anos minha infância foi cercada de brincadeiras de rua com meus vizinhos. Depois dessa época tive contato com os livros e então minha vida mudou completamente. Também foi o período em que meus pais se separaram e eu fui morar com a minha mãe, o que me fez passar grande parte do meu tempo lendo. Eu não tinha grandes sonhos. Até os 14 anos queria cursar cinema, mas é algo que ficou para trás.


2- Seus pais a incentivavam a ler na sua infância?
R: Eu tive o incentivo que eles puderam me dar. Eles não podiam comprar livros para mim, então eu pegava em uma biblioteca pública próxima da minha casa. Como eu não tinha idade para fazer cadastro, minha mãe foi comigo e sempre me acompanhava quando era possível.


3- A partir de que idade você começou a pensar/ sonhar com a possibilidade de escrever um livro?
R: Eu só fui pensar nessa possibilidade quando tinha 18 anos. E isso porque a ideia me veio e eu não conseguia tirar da cabeça. Sempre gostei de escrever e isso me faz um bem enorme.


4- Como foi a decisão do gênero que escreveria? Teve alguém que te auxiliou na escolha?
R: Eu não me prendi a isso, na verdade. Quando a ideia de Pluvia me veio, eu já sabia mais ou menos em qual gênero a obra estaria até pela sua estrutura. Não posso dizer que vou continuar escrevendo nesse mesmo gênero porque meus outros projetos se distinguem muito um do outro. E sempre há aquela vontade de procurar novos desafios.


5- Você exerce outra profissão além de escritora? Qual?
R: Eu trabalhava na minha universidade mas, como acabei de voltar de um intercambio, não voltei com o trabalho. No momento só estou me dedicando aos estudos.


6- Atualmente, o mercado de livros vêm crescendo muito e apesar de muitos escreverem porque gostam, ainda têm aqueles que só pensam em lucrar com a venda. Você apoia essa ideia/pensamento?
R: Eu acho que cada um tem suas pretensões com a escrita e eu não me considero em posição de dissertar a respeito, até porque sou nova no ramo e tenho uma estrada enorme para percorrer. Eu adoro escrever e ser lida. É um sentimento difícil de ser explicado e minhas expectativas giram em torno disso.


7- Quais dicas você daria para pessoas que pretendem escrever um livro? E sobre todas as responsabilidades que isso gera?
R: Dedicação. Acho que é o mais importante. Escrever é um prazer. Você pode ter suas pretensões e, não importa quais elas sejam, tente esquecer delas enquanto desenvolve sua história. Seu foco deve estar no enredo e nos personagens. Sinta-os. Eles são seus companheiros de longa data. Tudo o que vier depois é consequência dessa conexão.


8- Conte um pouco de sua experiência com o livro Pluvia.
R: Pluvia tem uma história que veio do nada e que em um primeiro momento eu considerava absurda. Com o tempo eu fui trabalhando na história e alguns amigos acompanharam o processo dando dicas. Acho que foi isso que me fez querer voltar com ela um ano após tê-la abandonado. Eu senti muita falta da escrita nesse tempo. Falta do sentimento de libertação que me preenche toda vez que estou focada no meu processo de criação. Quando terminei o livro, eu não pensava em enviá-lo para a avaliação de uma editora. Mas o incentivo de alguns amigos me fez mudar de ideia.


9- Como foi a construção dos personagens? Você se inspirou em algumas pessoas ou mesmo em si própria? Pôde contar com o auxilio de alguém?
R: Bom, eu usei muitas das características dos meus amigos para construir os personagens. Algumas vezes traços pequenos, outras vezes maiores, depende muito. Em Olhar de Viajante (outra obra minha) há personagens que possuem muitas semelhanças com amigos meus.


10- Você pretende escrever outros livros? Se sim, qual(is) seria(m) o(s) gênero(s)?
R: Já tenho outros livros em andamento, entre eles a continuação da série Mundos (da qual Pluvia faz parte) e uma distopia. Também tenho outros projetos em mente, mas que faltam ser estruturados.


11- Daqui a 5 anos você se vê escrevendo ou exercendo outra profissão?
R: Acho que posso conciliar a escrita com meus outros planos. Mas não sei dizer se estarei me dedicando exclusivamente a ela. Para isso é necessário uma série de fatores que não podem ser previstos.


____________________________________________________


Sinopse: Ana cresceu empenhada em suas histórias fantásticas, porém nunca teve a chance de se aventurar por elas. Mas, ela tem a oportunidade de enveredar por um mundo totalmente novo, quando, em meio à chuva do fim de tarde, observa as gotas se transformarem em pessoas iguais a ela. Sentindo o fogo que a preenchia na infância se reacender com a curiosidade, Ana vai atrás deles e se depara com um pedido de ajuda e a descoberta de um novo mundo - Pluvia. O que essas pessoas realmente escondem? E o que de tão terrível está assustando os pluvianos a ponto de fazê-los pedirem ajuda a uma menina indefesa?


Se se interessarem pelo trabalho dela:


Se quiserem comprar o livro:



                                                Quer compartilhar nossos conteúdos? Twitter ❤ Fanpage






Nenhum comentário

Postar um comentário